Transformadores de tensão

Os transformadores de tensão – também conhecidos como transformadores de potencial – são utilizados para mudar a tensão presente na rede de alimentação elétrica, transformando-a em um valor conveniente para alimentar uma carga (equipamento). Há casos em que a tensão de saída do transformador tem o mesmo valor da tensão de entrada, sendo desejado apenas a isolação entre a rede elétrica e o equipamento alimentado.

Os transformadores de tensão, podem ser de dois tipos:

Isolador – quando existe separação entre os enrolamentos primários e secundários. Esta separação também é conhecida como “isolação galvânica”, e é usada em transformadores para equipamentos eletroeletrônicos em geral.

Autotransformador – quando o enrolamento primário é parte integrante do enrolamento secundário, ou seja, não há separação entre eles. Isto é utilizado, por exemplo, nos transformadores com entrada 220V e saída 127V, ou vice-versa. Normalmente encontrados em lojas de materiais elétricos, com a finalidade de alimentar equipamentos domésticos ou industriais. Por não isolar a rede elétrica, a saída do autotransformador pode provocar “choque elétrico” no ser humano, sendo por isso, utilizado apenas na correção da tensão de alimentação de equipamentos.

Os transformadores da Toroid do Brasil são fabricados para atender termicamente a Classe A (105ºC), com isolamento entre primário e secundário de 2,5 kV (exceto nos autotransformadores). Opcionalmente, pode ser solicitada Classe B (130ºC) e isolamento até 6 KV.

Com softwares próprios, a Toroid do Brasil projeta e fabrica transformadores de tensão com até 2500V, com potências desde 5 VA até 30 kVA, mono e trifásicos. Em frequências de 50 Hz e 60 Hz para uso geral, ou 400 Hz para uso em aeronaves. Outros valores, podem ser desenvolvidos pela nossa engenharia.

Além de mais leve, compacto, silencioso e de fácil montagem, o toroidal apresenta grande eficiência, sendo utilizado em diversos segmentos, como: telecomunicações, equipamentos médicos e odontológicos, automação, amplificadores de áudio, medição de energia, iluminação e outros produtos eletroeletrônicos.