O transformador de corrente (ou TC), tem a finalidade de detectar ou medir a corrente elétrica que circula em um cabo ou barra de alimentação, e transformá-la em outra corrente de valor menor, para ser transmitida a um instrumento de medição ou circuito eletrônico.

Transformador de conrrente Toroidal

A utilização do TC é necessária porque é impraticável a utilização de instrumentos e circuitos eletrônicos em altas correntes, sendo necessário reduzi-las a valores menores, passíveis de utilização normal. O TC é amplamente utilizado em sistemas elétricos, pois informa as condições reais de corrente em regime normal, picos e faltas de energia, proporcionando um maior controle sobre o sistema. Também possui outra grande vantagem, que é a isolação entre o equipamento medidor e o circuito a ser medido.

O transformador de corrente em formato toroidal é muito utilizado, por permitir que o condutor passe no orifício central do transformador apenas uma vez (espira única).
Já o transformador de corrente bipartido, em formato toroidal ou retangular, permite que a instalação ocorra sem interromper ou desconectar o condutor a ser medido.

A Toroid do Brasil projeta e fabrica transformadores de corrente de diversos modelos, podendo medir valores desde microamperes até milhares de amperes, e com diâmetro interno (janela), que pode variar de 5 mm até 350 mm ou maiores, dependendo das características. Existe ainda, a flexibilidade de se produzir um modelo de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, no que se refere às dimensões e características elétricas. A empresa também oferece diferentes tipos de montagem e acabamento, podendo escolher entre Mylar film, resina epóxi, cadarço impregnado com verniz eletro isolante, ou caixa plástica (conforme o tamanho), com isolamento até 4 k.Transformador de conrrente Toroidal