Vantagens da ausência de GAP

Informativo

Uma das vantagens do transformador toroidal vem do fato de que o núcleo não possui GAP, ou simplesmente aberturas (cortes, também chamados de entreferros) no núcleo. Na maior parte das aplicações, estes GAP’s são “buracos” para o fluxo magnético (linhas de campo), aumentando sensivelmente as perdas. No transformador toroidal o núcleo é homogêneo, sem cortes e com uma geometria tal que o torna consideravelmente mais eficiente.

Somado a isso, os transformadores de potência fabricados pela Toroid do Brasil utilizam núcleo de aço-silício GO (grão orientado), um material superior em desempenho quando comparado aos aços magnéticos comuns GNO (grão não orientado), podendo ser até 3 vezes mais fino que o material usado em transformadores convencionais, obtendo assim maior performance do produto.

Menor variação de tensão

Em qualquer transformador de potência, será observado uma diferença entre a tensão com a carga máxima e sem carga (em vazio). Em alguns circuitos eletrônicos, essa variação pode ser prejudicial. Devido às baixas perdas do transformador toroidal, a queda de tensão pode ser reduzida. Isso, quando corretamente dimensionado, pode reduzir também a energia dissipada por alguns componentes eletrônicos.

Menor temperatura de trabalho

A temperatura de operação de um transformador é um item de segurança que deve ser levado em conta durante um projeto. Nossos transformadores toroidais são calculados para operar em locais com temperatura ambiente de até 50 °C. Quando especificado, podemos fornecer para ambientes ainda mais severos.

Como há menores perdas no núcleo toroidal, a corrente de consumo em vazio é baixa, ocasionando menor consumo de energia, o que proporciona uma menor elevação de temperatura. Quando a potência de saída é exigida em um ciclo de trabalho reduzido, é possível eliminar eventuais sistemas de ventilação forçada.

Com 50% da potência máxima de saída, a elevação de temperatura será de apenas 25%.

Transformadores Toroid

Compartilhe: